Mais de dois mil produtores rurais participaram do Encadeamento Produtivo neste ano

Publicado em: 12/12/2018

Reconhecido pelos expressivos resultados em Santa Catarina, o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” ampliou sua atuação em junho de 2018 e passou a atender o Rio Grande do Sul, Paraná do Mato Grosso do Sul mediante investimentos de R$ 11 milhões. Os resultados foram expressivos e possibilitaram atender mais de 2.300 produtores rurais nos quatro Estados. Para 2019, a previsão é de aproximadamente 2.000 novos participantes.

Os treinamentos executados por meio do projeto contemplam o “De Olho na Qualidade Rural”, “De Olho Granjas”, “Qualidade Total Rural”, “Times de Excelência”, “Sustentabilidade”, “Resgate De Olho” e capacitações para técnicos. O projeto, que tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos, foi foco de reunião entre representantes de cooperativas, Sebrae/SC, Sebrae/RS, Sebrae Nacional, e entidades parceiras, em Chapecó.

O coordenador dos Programas de Qualidade do Projeto Encadeamento Produtivo pela Aurora Alimentos, Joel Pinto, ressalta que os resultados foram atingidos. “Os treinamentos projetados para esse ano serão concretizados neste mês de dezembro. Todos os programas têm pontos positivos e pontos a serem melhorados. Entre os aspectos importantes que conseguimos visualizar neste ano está a compreensão do empresário rural de que ele realmente tem que fazer a gestão de sua empresa e tem que usar essas ferramentas de qualidade para obter os melhores resultados possíveis. Muitos deles já estão buscando a certificação de sua empresa rural em decorrência do programa, o que é uma grande conquista”.

Para o vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, os 20 anos de relacionamento entre Aurora e Sebrae, por meio dos programas de qualidade que hoje integram as ações do Encadeamento Produtivo, foram essenciais para manter produtivas e competitivas as famílias rurais que formam a base produtiva da Aurora Alimentos. Para ele, a expansão aos demais Estados foi uma medida fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio.

O subgerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, realça a importância do projeto para aperfeiçoar a gestão das propriedades rurais e observa que a maioria dos associados à cooperativa de crédito é formada por pequenos produtores rurais. “Nosso grande objetivo é continuar a parceria com o Encadeamento Produtivo para agregar ainda mais e ofertar um crédito de melhor qualidade que atenda às necessidades dos produtores”.

O projeto é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Copercampos. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria da Alfa, A1 e Copérdia e os parceiros do Sicredi/RS. No Paraná, podem participar as cooperativas Alfa, Copérdia, Camisc, Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Alfa. No Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o programa também ocorre por meio das parcerias dos Estados e sob a coordenação das unidades federativas do Sistema Sebrae.

Fonte: MB Comunicação