Dia C -ocesca-01 banner-_nobre-02-01 Dia C-01

Histórico

Home > Histórico

Fundada em 25 de julho de 1.975, a FECOAGRO – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina – reúne hoje 10 cooperativas singulares, uma  central (AURORA ALIMENTOS) e presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos e produtos de abastecimento, distribuídos pelas filiadas aos seus associados. No setor de produção, a FECOAGRO fornece informações atualizadas do mercado de grãos às cooperativas.

INSUMOS AGRÍCOLAS

No setor de Insumos, a Federação centraliza as compras conjuntas de fertilizantes, defensivos agrícolas, sacarias e sementes, buscando melhores negócios e evitando diferenças de preços gritantes entre cooperativas vizinhas; além de organizar as compras com produtos de qualidade e escoamento adequado dos insumos nas épocas oportunas. Mantém uma Central de Compras localizada em Palmitos/SC, que coordena compras conjuntas de defensivos agrícolas e produtos de abastecimento (supermercados).
Mantem uma Unidade Misturadora de Fertilizantes no Porto de São Francisco do Sul-SC,  importando e processando fertilizantes para as cooperativas filiadas e prestando serviço de mistura e ensaque  a outras empresas interessadas. (Click aqui e saiba mais sobre a indústria de fertilizantes).

PROGRAMAS DE RÁDIO PARA O AGRICULTOR

Mantém um sistema de informações dirigido aos agricultores associados, onde através de uma rede de emissoras de rádio cobrindo todas as regiões de abrangência das cooperativas, informam todos os dias às variações de preços, como também, assuntos de interesse dos agricultores. Veja a listagem das emissoras e os respectivos horários clicando aqui. Ouça o programa, clicando aqui.
TV COOP-SC
Em parceria coma a OCESC-SESCOOP, mantem um sistema de transmissão de TV Internet, mostrando diariamente, 24 horas por dia, informações de interesse do agronegócio e do cooperativismo.  Nosso slogan: TV COOP: MOSTRANDO O AGRONEGÓCIO E O COOPERATIVISMO CATARINENSE PARA O MUNDO. Click aqui e acesse a TV Coop.

SHOW ROOM DE PRODUTOS DAS COOPERATIVAS

O Espaço Cooperativo. com o Show Room de Produtos de Cooperativas, está instalado no térreo do Edifício Aury Bodanese, junto à sede da FECOAGRO, no centro De Florianópolis. A FECOAGRO montou moderno estabelecimento para exposição, demonstração e degustação dos produtos das cooperativas catarinenses associadas que participaram do projeto. No local estão expostos produtos COOPERALFA, COPÉRDIA, COOPERITAIPÚ, COOPERAURIVERDE, COOPERJA, CRAVIL,  COOPERVIL e da COOPERCENTRAL-AURORA. Os produtos AURORA, compreendem frios, embutidos, produtos pré-prontos, leite, queijos e sucos. A COOPERVIL de Videira apresenta os espumantes da CHAMP SOLAIR e Videia, vinhos SOLAR DAS VIDEIRAS e VIDEIRA e sucos de uva SABORE. Também estão expostos e demonstrados: farinhas e café solúvel da COOPERALFA de Chapecó; farinhas da COOPERITAIPÚ de Pinhalzinho; farinhas e produtos lácteos da Cooperativa Auriverde de Cunha Porã; farinhas da COPÉRDIA de Concórdia e arroz da COOPERJA, de Jacinto Machado e da CRAVIL, de Rio do Sul. As instalações do Show Room, além de mostrar a alta qualidade dos produtos das cooperativas, conta com um profissional em vendas para coordenar a divulgação e eventuais encaminhamentos de pedidos de interessados na aquisição, procurando colocar em contatos com as áreas de vendas das cooperativas.  Clique aqui e acesse o show room.
PARCERIAS
A Fecoagro coordena as cooperativas que participam das parcerias com o Governo do Estado na execução dos programas troca-troca de sementes e calcário e forrageiras. Acesse o sistema Troca-Troca aqui!

INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES DAS COOPERATIVAS DE SC
O mercado de fertilizantes em SC tem crescido nas ultimas décadas. Segundo dados oficias, nosso estado consume anualmente cerca de 900.000 toneladas de fertilizantes. Desse volume aproximadamente um terço (300.000t) passa pelas 11 principais cooperativas agropecuárias que fazem parte da Fecoagro. Há mais de 15 anos que as cooperativas vêm se articulando para participar diretamente no processamento de fertilizantes, a fim de reduzir a intermediação, e oferecer preços mais justos e qualidade garantida aos seus associados.

Muitos projetos para construção de um misturador próprio foram desenvolvidos, porem, o volume individual de consumo de cada cooperativa, inviabilizou sua execução. Somente juntando as cooperativas se atingiria escala que compensasse um investimento nessa direção.

Houve então uma alternativa inovadora: a integração. Baseada no sistema de cooperativas de nova geração, existentes nos Estado Unidos, a Fecoagro montou um projeto para investimento na área de fertilizantes, com a participação das cooperativas filiadas na proporção dos seus interesses e disponibilidades para investimento.

Optou-se por uma planta industrial que suportasse pelo menos 50% da demanda das cooperativas. O critério, definido por elas, deveu-se a intenção de não ficar no mercado apenas com uma marca, mesmo que a do Sistema, pois haveria a necessidade e outras opções para os agricultores que preferem marca, e da mesma forma, não criar monopólio no fornecimento de fertilizantes às cooperativas filiadas. A participação das cooperativas no empreendimento foi estabelecida na proporção da demanda de fertilizantes, segundo informações das próprias cooperativas.

Os valores do investimento foram rateados entre as cooperativas participantes, utilizando à base de calculo a quota de consumo de cada uma. Nenhuma cooperativa colou dinheiro na frente. Os valores foram financiados e rateados proporcionalmente a quota de cada cooperativa, e essa integraliza em capital na Fecoagro o valor que lhe compete, obedecendo ao cronograma de pagamento dos financiamentos.

A fábrica das cooperativas administrada pela Fecoagro tem capacidade atual de processar 300.000 toneladas de fertilizantes por ano. A capacidade estática de armazenamento de matéria prima chega a 100.000 toneladas. Os equipamentos podem produzir 330 toneladas/hora.