Fecoagro-banner-web Banner Outubro Rosa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01 banner-_nobre-02-01

Empreendedorismo rural tem apoio do SENAR

Publicado em: 13/06/2018

O Programa Empreendedor Rural (PER), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), tem oportunizado avanços a empreendedores rurais catarinenses. O trabalho de orientação que o SENAR/SC desenvolve tem sido fundamental para o planejamento e estruturação da propriedade.

O PER valoriza o empreendedorismo, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto de melhoramento, ampliação ou implantação de uma nova atividade rural. Desenvolvido em 136 horas, mescla conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos importantes de desenvolvimento humano, sucessão familiar, aspectos jurídicos relacionados à propriedade, entre outros.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi salienta que os participantes do PER desenvolvem projetos que têm como foco implantar uma nova atividade ou ampliar as já existentes. “É um incentivo para o crescimento das diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Com esses projetos muitos produtores conseguem ampliar consideravelmente a rentabilidade e sustentabilidade dos negócios. As propriedades são verdadeiras empresas rurais e devem ser tratadas como tal, visando com responsabilidade e gestão o crescimento da atividade e a qualidade de vida”.

Santa Catarina é um Estado que apresenta necessidade de reconversão das propriedades rurais para novos processos produtivos. Por este motivo, é necessário formar novos líderes com visão empresarial, capazes de promover a revalorização da atividade rural. “A formação profissional ofertada pelo PER capacita os empreendedores com alto nível, preparando-os de maneira inovadora”, finaliza o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação