Banner Outubro Rosa-01-01 banner-_nobre-02-01 destaque 3

Assuntos que farão parte do programa Cooperativismo em Notícia na TV, neste final de semana

Publicado em: 13/10/2017

OLIMPÍADA CRAVIL – Jovens sonhadores e cheios de vitalidade. Está aí uma geração preparada para o futuro. E para convergir dentro de um mesmo ideal, a Cravil realiza todos os anos a sua olimpíada cooperativa. Um lugar onde são testadas as diferenças, as peculiaridades. No evento deste ano participaram mais de DUZENTOS associados ou filhos de associados, que estão diretamente ligados aos clubes de jovens de SETE municípios de abrangência da cooperativa. Durante um dia inteirinho se jogou futebol, futsal, dominó, truco, canastra, teve guerra de cotonetes, circuito de cordas, voleibol misto e muito mais. Ao todo foram QUINZE modalidades disputas. E foi preciso muita energia para aguentar uma competição tão puxada. Se bem que o que mais importou foi o congraçamento. Este ano a classificação final teve a Jusa da Serra da Abelha de Victor Meireles em primeiro lugar. Do município de Salete o grupo Estrela ficou em segundo. E completando esse grupo vencedor, o Boa Esperança de Rio do Campo fechou com a terceira colocação.

FRUTAS DE CAROÇO – Os TREZENTOS agricultores da região do Vale do Rio do Peixe esperam produzir mais de DUZENTAS mil toneladas de frutas de caroço, nos MIL E CEM hectares de área, este ano. Por enquanto, tudo vai muito bem. Mas como essa cultura é vulnerável, para ter sucesso, o jeito é rezar pra que São Pedro olhe com carinho aqui pra baixo. Agora, para evitar surpresas, os produtores associados da Coopervil de Videira, tem investido em segurança. Muitos usaram os benefícios dos programas do governo catarinense para proteger as culturas, seja com as telas antigranizo ou com sistemas de irrigação. A assistência técnica da Coopervil tem sido um braço de apoio importante, principalmente quando o associado decide investir. No caso do seu Mário Perazolli, produtor de uva, só para cobertura e para irrigação, foi investido mais de 55 mil reais aplicados. Dinheiro que a produção vai pagar.

PRODUTIVIDADE RECORDE DE ARROZ – Produzir arroz é uma tarefa, relativamente, fácil. Claro, desde que você tenha conhecimento da cultura, lógico. Agora, produzir arroz com excelência, aí depende de conhecimento. Os irmãos Venturi, associados da Cravil, são mestres nessa área. Juntos eles produzem mais de 100 hectares todos os anos. 80 por cento é destinado a produção de sementes certificadas. Mas para tirar a prova dos NOVE, os irmãos Venturi decidiram participar do prêmio Rice Team, promovido pela BASF. Eles inscreveram três áreas e foram supervisionados pelo engenheiro agrônomo Gentil Colla Júnior, da Cravil. Numa delas a produtividade campeã do concurso bateu em quase 253 sacas por hectare. Esse projeto, desenvolvido pela BASF, é pioneiro no país. A proposta da multinacional é levar esse modelo para outros estados e assim continuar melhorando a produtividade de arroz.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural nos sábados às 8h30min, com reprises nas quintas-feiras às 11 horas. No SBT/SC a exibição é feita nos domingos às 9h30min. Na Record News o programa está na grade do sábado às 9 horas. Na TV da Cidade de Joinville o Cooperativismo em Notícia vai ao ar no domingo às 7h30 e na TVCOOP/SC a veiculação é nos sábados e domingos às 13 horas; na segunda-feira às 13h05min e na terça-feira às 7h10min. O programa também fica disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.

Fontes: Fecoagro/SC e equipe da TV COOP/SC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OESTE RURAL
O programa Oeste Rural deste domingo (9h30min) vai mostrar:
• Técnicos da CIDASC fazem coleta de sangue em fazenda no interior de Águas de Chapecó, para exame de brucelose.
• Cooperalfa realiza mega show para mais de 17 mil famílias associadas e comemora seus 50 anos de fundação. Presidente Romeo Bet diz que a história foi feita por muitas mãos. E dupla Victor e Léo fazem o clima esquentar na concha acústica da Efapi.
Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30min pela RIC – Rede Record de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro/SC, durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.
Fonte: equipe do Oeste Rural