BannerSite Nobre Premium_Fecoagro Banner Outubro Rosa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01

Assuntos do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV, Reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural da próxima semana e Manchetes do programa Oeste Rural

Publicado em: 12/10/2018

• SIMPÓSIO DA ACAV – A avicultura catarinense é tida, mundo afora, como a mais avançada do planeta. E sabe por quê? Porque respeita o bem estar animal, tem produtores exemplares, monitora a biossegurança, possui um corpo técnico magnífico e plantas industriais modernas. E os números gerados são impressionantes. Só em 2017 o Estado abateu OITOCENTAS E OITENTA E QUATRO milhões de aves. Isso gerou uma produção de DOIS MILHÕES E CEM mil toneladas. E sabe quanto foi o faturamento? SEIS BILHÕES E DUZENTOS milhões de reais. Sem contar que Santa Catarina foi a pioneira na implantação de modernas plantas industriais de abate e processamento de frangos. Por isso, de dois em dois anos, especialistas do mundo todo ancoram em Santa Catarina para debater essa cadeia tão importante. Este ano foram QUINHENTOS inscritos. Número considerado espetacular pelos organizadores.

• CONTROLE REPRODUTIVO – Manter o controle reprodutivo dos rebanhos e assim melhorar a cadeia do leite. A proposta da Cravil é conscientizar o produtor associado para que ele obedeça aos procedimentos técnicos, com o objetivo de unificar os plantéis e, consequentemente, ganhando escala. O trabalho que iniciou em 2017, pelo médico veterinário Cláudio Brogni, já tem os primeiros resultados. Tem produtor que conseguiu índice de CEM por cento de prenhes no rebanho. Algo inédito por aquelas bandas. O Cláudio percebeu, nesse período, que boa parte dos problemas reprodutivos estava ligada ao desequilíbrio nutricional. Por isso um conjunto de ações foi tomado, para acertar o passo, fazendo com que o produtor de leite melhorasse seu resultado.

• PADRÃO CLÍNICO – Com quase OITO milhões de litros coletados por mês e um universo que passa de cinco mil produtores integrados, a Cooper A1 de Palmitos se tornou referência na cadeia do leite. Hoje são mais de OITOCENTAS propriedades ligadas ao sistema e um rebanho de CEM mil animais. Toda essa estrutura operacional precisava de um atendimento personalizado. E há um ano a Cooper A1 decidiu aumentar o número de veterinários. Hoje são ONZE profissionais espalhados pelos dois Estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E para manter o padrão, os veterinários terceirizados precisam respeitar as normas definidas pela cooperativa, respeitando o rodízio e a necessidade de cada associado. Em um ano eles já entenderam os princípios desse movimento.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural nos sábados às 8h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição é feita nos domingos às 9h30. Na Record News o programa Cooperativismo em Notícia está na grade do sábado às 9h. Na TV da Cidade de Joinville a veiculação acontece nos domingos às 7h30. E na TV COOP/SC a exibição é feita no sábado e domingo às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também fica disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.

Fonte: Fecoagro

 

 

 

 

Reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural da próxima semana

15/10/2018 – segunda-feira

►Cooperativa agropecuária do Oeste catarinense distribui cota capital aos associados do Norte.

►Apicultores da região Sul precisam proteger os enxames no período de inverno.

►A prática do raleio na cultura do pêssego garante frutos de qualidade na colheita.

►Cooperativistas da Bahia visitam Santa Catarina para conhecer os casos de sucesso no ramo agropecuário.

16/10/2018 – terça-feira

►Gaúchos comemoram a Semana Farroupilha no Distrito Federal para cultuar as tradições.

►Pesquisador da Embrapa analisa os caminhos para a recuperação de áreas degradadas.

►Vinícola situada nos campos de altitude mostra como produz vinhos de qualidade.

►Propriedade que produz leitões aplica todas as técnicas de controle para reduzir custos.

17/10/2018 – quarta-feira

►Comemoração da Semana Farroupilha na região do Distrito Federal homenageia os pioneiros que vieram do Sul.

►Pesquisadores da Embrapa fazem estudos para avaliar a influência da agropecuária nas variações climáticas.

►Saiba como acontece a transição de um cultivo tradicional para um cultivo orgânico.

►Carcaças de animais mortos são incineradas na propriedade rural para evitar riscos sanitários.

18/10/2018 – quinta-feira

►Dirigentes e lideranças do Sistema Sicoob no Planalto Central realizam encontro de integração.

►Como aumentar a eficiência da propriedade e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

►Extensionista rural demonstra como instalar carneiro hidráulico que reduz custos de energia.

►Cooperativa do Oeste catarinense realiza reuniões de avaliação com os associados.

19/10/2018 – sexta-feira

►A ONU realiza evento em que as cooperativas apresentam trabalhos de desenvolvimento sustentável.

►Descubra quais são as mil e uma utilidades do bambu em uma propriedade rural.

►Continua a demonstração de montagem do carneiro hidráulico, instrumento importante no meio rural.

►Parceria da Fecoagro com entidades paraguaias contribui para o aumento da produtividade nas lavouras.

Fonte: Fecoagro

 

 

 

 

Assuntos do Programa Oeste Rural

O programa Oeste Rural deste domingo (9h30min) vai mostrar:

. Cooperalfa do Planalto Norte entrega 2 milhões de reais em cota capital para 147 associados. Alguns produtores receberam a poupança pela terceira vez e emocionados garantem que nunca foram tão valorizados como agora, após a chegada da cooperativa.

. Em Seara, o produtor de leite Airton Giombelli recebe visita de técnicos da Copérdia e produtores associados, para conhecerem o modelo israelense Compost Barn, adotado pelo Projeto Copérdia Leite Mais. O objetivo é oferecer bem-estar aos animais e aumento de produção. Flávio Durante, gerente da Área de Lácteos apresentou aos convidados o pesquisador Marcelo Wasser, criador daquele modelo de confinamento.

Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30 pela RIC TV Record – emissoras de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.

Fonte: equipe do Oeste Rural