BannerSite Nobre Premium_Fecoagro Banner Outubro Rosa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01

Assuntos do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV, reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural da próxima semana e assuntos do Programa Oeste Rural

Publicado em: 09/11/2018

Assuntos do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV

• ENCONTRO ESTADUAL – Você sabia que o movimento que mais cresce dentro do cooperativismo catarinense é o das mulheres? Se não sabia, vai saber agora. Hoje elas representam uma fatia considerável do número de associados e desempenham um papel conciliador dentro de suas cooperativas. Tudo isso, graças ao trabalho dos Núcleos Femininos que ajudam a desenvolvê-las. E para fechar o ano, um Encontro Estadual celebra esse setor tão expressivo. Veio gente do Oeste, do Planalto Serrano, do Vale do Itajaí, do Norte, Sul e do litoral. E aqui viveram o novo; numa troca singela de boas energias. Foram dois dias de muitas atividades. O objetivo do Encontro Estadual é valorizar o trabalho dos Núcleos Femininos que as cooperativas desenvolvem com tanta sabedoria. Santa Catarina possui um dos movimentos femininos mais expressivos do País. Hoje são mais de NOVECENTAS mil mulheres associadas ao cooperativismo. Isso demonstra que a atividade social é a base de sustentação de todas as entidades.

• ELAS SÃO EXEMPLO PARA O BRASIL – O investimento que as cooperativas fazem na capacitação e nos treinamentos para mulheres tem dado um resultado impressionante. Tanto é verdade que o número de associadas cresce vertiginosamente ano após ano. E para dizer um OBRIGADO por toda essa energia dispensada ao sistema, a OCESC e o SESCOOP de Santa Catarina, realizaram o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Elas dançam, se abraçam, falam de suas experiências, trocam energia, enfim, são as protagonistas desse movimento tão harmonioso. É por isso que o Encontro Estadual tem esse tom de celebração. Não é uma festa. É um espaço de vivência, de convivência, onde as mulheres do campo e da cidade podem se enxergar; trocar ideias, viver o novo. É inegável que o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, em todas as suas unidades, só tem êxito se houver a participação da mulher. E estar no evento, vivendo essas experiências foi algo imensurável para elas.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural nos sábados às 08h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição acontece nos domingos às 09h30. Na Record News o programa está na grade do sábado às 09h. Já na TV da Cidade de Joinville a veiculação é feita nos domingos às 07h30 e na TV COOP/SC o programa é exibido nos sábados e domingos às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também fica disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.

Fonte: Fecoagro

 

 

 

 

Reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural da próxima semana

12/11/2018 – segunda-feira

►Mais de oitenta mulheres associadas da Cooperalfa de Chapecó participaram do Encontro Estadual.

►Introdução da soja no sistema de integração lavoura pecuária no Paraná mostra bons resultados.

►Pesquisadores da área de cebola de Santa Catarina anunciam as novidades para o ano de 2019.

►Cooperativa A1, de Palmitos, Oeste catarinense, comemora 85 anos de atividades e homenageia os pioneiros.

13/11/2018 – terça-feira

►Organização das Cooperativas Brasileiras apresenta mais casos de sucesso na série de vídeos SomosCoop.

►Região do Noroeste do Paraná avalia na prática o sistema de integração lavoura pecuária.

►Na dica da Epagri, saiba como funciona uma casa de vegetação com controle de luz e temperatura.

►Cooperativa de Concórdia, Santa Catarina, realiza o Fórum de Educação Cooperativa.

14/11/2018 – quarta-feira

►Sicoob do Planalto Central reúne dirigentes e colaboradores para apresentar nova marca.

►Uma ração especial para aves que tem como ingredientes mandioca e moringa.

►Exemplos de agroindústrias no Oeste catarinense que mudaram a vida de muitas famílias.

►Cooperativa Auriverde no Sul de Santa Catarina fortalece a bacia leiteira da região.

15/11/2018 – quinta-feira

►Uma viagem especial ao berço do cooperativismo de crédito do Brasil: Nova Petrópolis.

►Nativa da América Central, a pitaia conquista os produtores do Rio Grande do Sul.

►Um exemplo de como a compra da terra mantém gerações no campo com profissionalismo.

►Sicoob Central convida dirigentes para uma mescla de aprendizado integrado e descanso.

16/11/2018 – sexta-feira

►Sescoop do Paraná promove Fórum dos Profissionais de Recursos Humanos.

►Município de Minas Gerais apresenta o seu potencial na produção leiteira.

►Pitaia chama a atenção dos produtores e consumidores pela beleza e valor nutritivo.

►Plantio de melancia no Sul de Santa Catarina atende ao mercado de verão no litoral.

►Cidasc realiza exercício simulado de contenção para garantir sanidade animal e vegetal.

Fonte: Fecoagro

 

 

 

 

Assuntos do Programa Oeste Rural

O programa Oeste Rural deste domingo (9h30min) vai mostrar:

– Início do plantio de soja em Xanxerê. Produtores investem em sementes de alta tecnologia, e tratores mais potentes para garantir qualidade no plantio, e menor tempo de serviço.

– Técnicos da Cooperalfa de Abelardo Luz preveem perdas na safra de trigo por conta dos temporais que castigaram as lavouras. Colheita na região começará em poucos dias.

– Irmãos Peretti de Xavantina dão aula sobre produção de leite. Lote de 90 animais produz em média  35 litros em 3 ordenhas. O aproveitamento da cama como adubo para hortas e jardins é mais uma fonte de renda.

– Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é realizado com sucesso em Florianópolis. Participaram mais de 600 mulheres.

– Organizadores da Romaria de Nossa Senhora da Salete em Linha das Palmeiras esperam mais de 5.000 mil devotos para a festa no próximo dia 18 de novembro. Tríduo preparatório começa na próxima quinta-feira.

Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30min na RIC TV Record-emissoras de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.

Fonte: equipe do Oeste Rural