BannerSite Nobre Premium_Fecoagro Banner Outubro Rosa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01

Associada de 94 anos recebe cota capital no Sicoob São Miguel

Publicado em: 16/04/2018

Associados da cooperativa de crédito Sicoob São Miguel estão recebendo a devolução da cota capital integralizado na cooperativa. Conforme o presidente da Edemar Fronchetti, a cota capital é formada por recursos integralizados pelo associado junto à cooperativa. “Ou ele pode integralizar em recursos e também por meio da distribuição de sobras que são capitalizadas para o associado, conforme decisão em AGO. E isso depende da proporção dos negócios que ele faz com a cooperativa, então quanto mais negócios ele fizer, mais resultado e maior será sua participação nas sobras”, explica.

Segundo o presidente, a devolução para associados pessoa física, inicia aos 60 anos, quando este associado pode solicitar a devolução de 60% do valor de sua cota, aos 65 novamente 60% do valor residual, aos 70 anos 60% e a partir dos 75 o associado pode sacar toda a cota capital e continuar como associado. Outra opção que permite o saque é quando o associado deixa o quadro social da cooperativa.

Uma das associadas contempladas com a devolução de cota foi dona Angelina Eberhardt, de 94 anos. Ela reside com uma das filhas, Arnilda Braum na Linha Alto Guamerim, interior de São Miguel do Oeste. Arnilda conta, que a mãe residia no Rio Grande do Sul e quando chegou em São Miguel do Oeste, optou por abrir uma conta com o Sicoob para a mãe, uma vez que ela e toda a família já possuíam conta também. “Fazem 45 anos que resido em Linha Alto Guamerim e quando me aposentei com 55 anos abri uma conta no Sicoob. Meu marido também sempre teve conta aqui, meus filhos, netos e depois que minha mãe veio morar comigo abrimos a conta pra ela. Optamos por isso porque sempre fomos muito bem atendidos aqui. Quando a mãe veio pra cá nós tínhamos conta em outros bancos e aqui a gente não precisa esperar, sempre vem alguém pedir o que precisamos e somos bem atendidos”, destaca Arnilda.

Devolução de cota

Dona Angelina, embora com 94 anos, ainda demonstra com clareza sua satisfação em pertencer à cooperativa de crédito. Ela recebeu depositado em sua conta R$ 4.003,65 de cota capital, valor este formado mais de 75% por sobras que ela recebeu desde que ela é associada. “Tenho 94 anos e nesse período que sou associada gosto muito do atendimento daqui. É bom trabalhar com o Sicoob, meus filhos são bem atendidos. Eu fiquei muito contente que o presidente veio falar comigo hoje e confio em depositar meu dinheiro aqui, porque a família toda trabalha com o Sicoob”, finaliza.

Fonte: Sicoob São Miguel