BannerSite Nobre Premium_Fecoagro Banner Outubro Rosa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01

Academia do Leite Cooperitaipu aborda manejo de vacas secas e lactação

Publicado em: 12/07/2019

A Cooperitaipu de Pinhalzinho realizou mais uma etapa do programa Academia do Leite. O treinamento foi ministrado pelo Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Leite na Cargill Nutrição Animal, o engenheiro agrônomo Diego Langwinski. Ele é responsável pelo desenvolvimento das linhas de produtos e pela implementação do Sistema de Nutrição da Cargill para Bovinos de Leite no Brasil.

Tenho recebido excelentes notícias sobre a recuperação dos preços do leite tanto no mercado brasileiro quanto no mercado global. Com esta expectativa de mercado aquecido, aproveito para deixar a minha contribuição para que vocês possam produzir mais leite e com mais lucro no ano de 2019”, disse ele.

O Período Seco é bastante crítico para as vacas leiteiras, pois nessa fase elas precisam repor as reservas necessárias para parir e produzir leite de qualidade, na próxima lactação. O período de secagem compreende as últimas semanas da lactação.

Do ponto de vista nutricional, o Período Seco – que fica entre uma lactação e outra – é uma fase preparatória para um período de grandes demandas metabólicas. Sanidade, nutrição, manejo, conforto e consumo de matéria seca adequado são fatores que garantem o sucesso nessa fase de transição.

Segundo o presidente Arno Pandolfo, os técnicos da Cooperitaipu puderam extrair o máximo de informações para poder adaptar essas boas práticas junto aos seus produtores. Entre os destaques: evitar superlotação entre os lotes, se possível separar novilhas de vacas, evitar grandes mudanças de ambiente, acesso fácil à água limpa e fresca, ambiente limpo e seco e uma dieta bem balanceada.

Fonte: Cooperitaipu